Sendo a cor um elemento de extrema importância na difusão de ideias, o seguinte trabalho, proposto pela disciplina de Teoria da Cor, possui a finalidade de analisar o impacto causado pela cor no design de produto. Esta análise ocorrerá através da releitura de um produto, sendo este, o óculos Venice Beat, da empresa Mormaii.
Sabe-se que a proposta inicial era realizar a releitura de uma capa de livro ou créditos de um filme/animação, todavia, é relevante levantar o meu interesse em seguir a área do Design de Produto e o quão válido seria se relacionar desde cedo com as surpresas e complexidade da escolha das cores em um produto.
A pesquisa para a realização do trabalho foi longa, portando, apresentarei nesta postagem apenas alguns tópicos do que foi apresentado no relatório final, dando ênfase aos aspectos mais relevantes para o entendimento das releituras elaboradas.
2.0: FABRICA DE ÓCULOS;
2.1: Parque fabril;
2.2: Pesquisa e design;
2.3: Controle e qualidade;
3.0: ANÁLISE DO PRODUTO:
3.1: O óculos;
O Venice Beat é um óculos que reflete o estilo multicultural do século XXI. Inspirado na pluralidade da nova geração, o modelo faz referencia à famosa praia de Venice, Califórnia, porém com ares mais modernos e linhas insinuantes que revelam um leve toque brasileiro.
Podendo ser usado tanto por homens quanto pelas mulheres, o modelo traz as cores para a temporada de inverno, apresentando nove combinações exclusivas de lentes e armações, como por exemplo, roxo com mostarda e pink com azul marinho.
3.2: Detalhamento do produto;
3.3: Formato;
3.4: Público alvo:
O produto é direcionado para homens e mulheres, de todas as idades, baixas e com rosto redondo ou oval, preferencialmente, que se enquadram no estilo jovial, urbano e moderno. Todavia, tendo em vista a pluralidade dos gostos da atualidade, estes conceitos são variáveis.
3.5: Lançamentos semelhantes:
Ao analisar os conceitos empregados para a formulação do óculos Venice Beat, é possível destacar alguns outros óculos que se assemelham na composição:
*Athlon; *Aruba; *Biarritiz; *Deep; *Santa; *Speranto.
Embora o formato não se assemelhe, em sua maioria, a mormaii investiu nas cores e nas lestes de todos esses modelos apresentados. Portanto, a semelhança destes óculos e também, do Venice Beat, são as lentes e armações que variam entre as mais tradicionais e mais ousadas, abusando das cores luminosas e vibrantes, como também, das lentes espelhadas. Sendo também, óculos que abrangem, em sua maioria, um público alvo com espírito jovem, apaixonados por praia, sol, surf e esportes.
4.0: ASPECTOS CROMÁTICOS:
4.1: Escolha das cores no aspecto geral:
É interessante acrescentar que a cor é um ponto fundamental para a agregação de valores ao produto, portanto, é válido levantar que a Mormaii não deixa a desejar neste quesito. O processo de escolha de cores envolve uma pesquisa trabalhosa, sendo assim, resumidamente a escolha das cores dos óculos Mormaii são feitas da seguinte forma: Ao fim das temporadas é feito um levantamento das cores mais vendidas e por base nestes dados, juntamente com as tendências de cada nova temporada e o conteúdo associado ao produto é elaborado uma tabela cromática que servirá como base para a escolha das novas tonalidades presentes nas composições. A finalização do produto ocorre após vários testes experimentais.
4.2: Combinações encontradas nos óculos Venice Beat:
As combinações variam das mais tradicionais as mais ousadas, onde de forma coerente abusam das cores e das lentes espelhadas. As cores escolhidas para as combinações do modelo em questão passam pelo mesmo processo apresentado anteriormente. Sendo o assim, no caso doóculos Venice Beat, suas cores são o resultado de muito estudo, e são baseadas no estilo urbano, jovial e moderno, sendo um fruto de inspiração da fusão da cultura Californiana com um leve toque brasileiro.
Esta combinação ousada agrega um valor incomparável ao produto, exercendo inicialmente um papel motivacional e posteriormente uma força evocativa e associativa do estilo multicultural do século XXI e da pluralidade da nova geração.
O resultado desse estudo é apresentado abaixo, nos nove modelos de combinações dos óculos.
4.3: Tabela de cores;
4.4: Aspectos psicológicos das cores nos produtos;
5.0: RELEITURA:
Com base na pesquisa apresentada nos tópicos anteriores elaborei seis releituras que se encaixam nos princípios composicionais do óculos Venice Beat, da empresa Mormaii. Explorando a ideia de tradicionalidade e ousadia impostas no produto, realizei inicialmente três releituras com cores ousadas, que exploram o ideal das lentes espelhadas e abordam o perfil consumidor desejado. Posteriormente, foquei as composições em algo mais tradicional, sem lentes espelhadas e espalhafatosas, entretanto, abordando ainda o estilo jovial, moderno e urbano desejado.
5.1: Primeiro grupo de releituras: LENTES ESPELHADAS:
Os óculos de sol que fizeram enorme sucesso nos anos 80 estão de volta. Estes modelos foram criados para pessoas modernas, com estilo e personalidade forte, além de dar um ar descolado ao look invernal. Atualmente, elas podem ser usadas por qualquer pessoa e acompanham desde trajes esporte fino até roupas mais despojadas. No segundo, incrementa a aposta despretensiosa na hora de vestir.
RELEITURA 1.1:
Com base na tabela apresentada de cores mais utilizadas nas composições do produto, elaborei um modelo único que explora as cores que aparecem mais vezes na tabela.
Este modelo apresenta um ar moderno, urbano, praiano e jovial, no qual, são quesitos fundamentais para a elaboração das releituras. Suas lentes espelhadas - na cor Ciano (a queridinha dos fashionistas) – demonstram personalidade por parte do usuário, e também, agregam um valor fundamental e incomparável ao produto, sendo que, sua luminosidade e vibracidade sugerem o conteúdo do produto, ou seja, sol, praia, esportes e diversão.
Nesta releitura, o preto gera uma sensação de mistério e fantasia, trazendo consigo uma ideia de sofisticação, luxo, segurança e proteção. Já as lentes espelhadas na cor Ciano, quebram a seriedade do preto, dando um ar de personalidade, lealdade e sutileza ao produto. O gelo por sua vez, traz harmonia e equilíbrio ao produto, causando sensações de limpeza, calma, pureza e sinceridade.
Outro ponto importante a ser analisado é o contraste entre o preto e o ciano, e o preto e o gelo, inicialmente pode ser visto como algo cansativo, entretanto, no conjunto, o preto, o gelo e o ciano, contrastaram perfeitamente entre si, passando ao consumidor o ideal desejado, ou seja, causar!
Embora nenhum dos óculos Venice Beat tenham detalhes com efeitos como o modelo em que apresentei, achei que seria interessante acrescenta-lo, sendo que, no conjunto este quebra a monotonia das cores, agregando valor visual (luz e harmonia) ao produto. O detalhe apresentado deu ao modelo um ar charmoso e ao mesmo tempo, radical!
RELEITURA 1.2:
Este modelo também foi fruto da tabela de cores apresentada anteriormente, entretanto, tem-se que o pink aparece somente uma vez. Todavia, nesta releitura achei que seria adequado coloca-lo junto do ciano, cor presente mais de uma vez na tabela.
Para a formulação desta composição me inspirei no modelo oito apresentado. Nele observamos um óculos com cores vivas e luminosas, o que reflete o estilo praiano e jovial desejado. É importante constar que embora as cores se contrastem fortemente entre si, podendo causar em algumas pessoas um cansaço visual, é relevante levantar que a ideia proposta é o uso de cores vivas, que despertem no usuário as mais variadas sensações. A ideia nos modelos com lente espelhada são realmente essas, causar, afinal, o perfil consumidor do óculos Venice Beat é descolado, com personalidade forte e estilo próprio, fatores analisados através do uso das cores pelos usuários.
A cor pink sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, melosa e de doçura. Já o Ciano ele da um ar de sutileza ao produto, que no conjunto, geram uma composição romântica e ao mesmo tempo descolada, que abrange o ideal moderno e urbano desejado.
Neste modelo achei interessante não acrescentar detalhes com textura, tendo em vista que a luminosidade e a vibracidade do Ciano é mais intensa que a do preto, apresentado na releitura anterior. Neste caso, a peça lisa apresentada traz harmonia ao produto.
RELEITURA 1.3:
Embora o vermelho não apareça em nenhuma outra composição, achei que seria relevante adicioná-lo em uma das releituras, sendo que, sua procura e suas sensações são surpreendentes.
O vermelho mesmo que seja agressivo, ele equilibra-se sobre si mesmo, simbolizando poder e ambição. O vermelho contribui também para a autoconfiança, a coragem e uma atitude otimista ante a vida.
O branco por sua vez equilibra a agressividade que o vermelho poderia representar caso estivesse sozinho na composição. Os dois juntos tornaram o modelo atraente, que se encaixa perfeitamente na ideia proposta.
Embora o branco por si só seja uma cor neutra, temos que as lentes espelhadas na cor vermelha causam sensação de calor, o que reflete o estilo praiano desejado.
A textura apresentada na haste faz referência aos populares bonecos MEMES do facebook, o que por sua vez, ajuda a firmar a pluralidade da nova geração, abrangendo um publico alvo que além de descolado é bem informado e envolto as novas tecnologias.
OBS: O CONTORNO PRETO NÃO SE FAZ PRESENTE NO MODELO, ENTRETANTO, NA REPRESENTAÇÃO FOI NECESSÁRIO ACRESCENTÁ-LO PARA EVITAR QUALQUER PROBLEMA DE VISIBILIDADE.
5.2: Segundo grupo de releituras: LENTES DEGRADÊ:
Elegantes e modernas, as lentes degradê são um sucesso. Elas são mais escuras em cima do que embaixo, dando um toque de glamour ao look. Elas combinam com vários tipos de armações, desde as mais finas de metal até as coloridas de acetato. As lentes podem ser grandes ou pequenas, mas combinam melhor com formatos grandes.
As lentes degradê são as mais indicadas para dirigir, pois não afetam tanto a clareza dos detalhes vistos como as lentes totalmente escuras. Porém, em situações de muita claridade (como praia com muito sol ou inverno com neve, que reflete muita luz), elas não são boa opção.
Sendo assim, os modelos apresentados no óculos Venice Beat são perfeitos para este tipo de lentes. Afinal, tempo de praia não é só verão!
RELEITURA 2.1:
Nesta releitura encontramos algo mais tradicional, próprio para as pessoas que gostaram do modelo Venice Beat, entretanto, não sentem-se confortáveis com os modelos de lentes espelhadas. Neste modelo utilizei como cores principais o preto e o gelo, cores bem presentes nos modelos Venice Beat apresentados pela fábrica Mormaii.
Na seguinte composição o preto traz um ar de seriedade ao produto, tornando por sua vez, a composição luxuosa.
A combinação do preto com o gelo é harmônica, o que não gera cansaço visual ao consumidor, entretanto, foge da vibracidade e luminosidade proposta pelos óculos com lentes espelhadas.
Todavia, o detalhe apresentado, também dos bonecos MEMES, quebra a seriedade imposta pelo preto, dando ao produto um ar descolado e jovial, que se encaixa na pluralidade da nova geração abrangendo o perfil consumidor desejado.
As lentes em degradê na cor preta auxiliam na proteção do sol, porque diferente dos óculos degradê marrom, são mais escuras e apresentam melhor conforto quando se exposto a uma luminosidade maior.
A composição consegue ser clássica e moderna ao mesmo tempo, o que de forma envolvente torna-se um fator fundamental para a agregação de valor ao produto.
RELEITURA 2.2-
Esta releitura segue os mesmos princípios da releitura anterior, entretanto, o detalhe dos bonecos MEMES é substituído por uma superfície lisa. Esta, por sua vez, traz ao produto um ar mais tradicional, tornando o produto mais sério.
Todavia, o interior da haste faz com que o produto não fuja do contexto, surpreendendo quem achou que o usuário fosse alguém com personalidade mais pacata. As caveiras apresentadas mostram um perfil descolado, radicalista e ousado, sendo ao mesmo tempo, pessoas estilosas e com personalidade forte.
Nesta modelo as lentes em degradê são mais escuras, o que reflete o ideal proposto, o de praia, podendo levar o usuário ao recebimento de autos índices de luminosidade. Porém, o classicismo proposto pelo produto faz com que seja possível o seu uso em ambientes mais clássicos e tradicionais, pois o preto luminoso reflete bem com o gelo, tornando o óculos visualmente agradável, pouco cansativo e menos vibrante. Sem dúvidas um modelo harmônico.
RELEITURA 2.3 –
Como foi dito na releitura 2.2, caveiras representam classicismo. Nesta composição encontramos uma releitura mais feminina, onde as caveiras apresentadas na haste fogem do contexto de estranheza rebelde e se apresentam mais simpáticas. Sem dúvidas a cor é o fator fundamental para esta mudança de conceitos.
Esta composição apresentam cores calmas, harmônicas entre si, que demonstram um ar de feminilidade e graciosidade ao produto. Todavia, a textura de caveira apresentada na haste da ao produto um tom descolado, o que é um quesito fundamental na composição das releituras.
Embora o produto seja harmônico, suas cores fogem do tradicional pretinho básico, o que também, torna-se um fator de grande validade, pois, o principio das composições cromáticas do óculos Venice Beat é a aposta nas cores.
O detalhe em verde apresenta uma transparência considerável, o que torna o produto mais atraente.
O fascínio que a graciosidade e a feminilidade deste modelo transmite atua diretamente na sensibilidade do consumidor e ao mesmo tempo, explora seu perfil descolado e sua personalidade estilosa.
Sendo um modelo romântico e descolado, o roxo se encaixa perfeitamente, afinal, esta cor transmite calmaria e tranquilidade. O roxo também transmite sensibilidade, beleza, compaixão e grandes ideais. O que são fatores que agregam valor a composição.
Já o verde claro por sua vez, significa contentamento e diversão, abrangendo o fundamento de alegria, sol e praia.
Sendo assim, fica fácil analisar que o verde e o roxo na obra, ficaram perfeitos entre si e não proporcionam cansaço visual.
A partir da determinada pesquisa foi possível concluir que a cor é de extrema importante na composição dos produtos, sendo assim, é de fundamental importância para qualquer empresa investir em pesquisas e análises, pois a cor esta presente em tudo em nossas vidas.
A cor é o elemento de maior impacto visual em um produto, porque ela é energia, ela não é estática, ao contrário dos outros elementos visuais. Ela afeta diretamente a percepção do consumidor em relação ao produto.
Já nas composições do óculos Venice Beat, foi possível observar que a cor teve um valor de expressividade enorme, o que foi fundamental para a difusão das ideais que seriam transmitidas.
Modernidade, classicismo, esportismo, praia, sol, surf, romantismo, personalidade, estilo, são alguns dos elementos expressos pela cor nos óculos analisados.
Sendo assim, concluo que não basta ter um bom design, é necessário um investimento considerável na pesquisa de tonalidades, pois a cor é o fator principal a ser analisado em um produto e o seu conhecimento e domínio é de fundamental importância para desenvolvimento de um Designer.
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